Levantamento Topográfico

Gostou? compartilhe!

Um levantamento topográfico serve para mapear um terreno e mensurar pontos como a forma, o alívio, configurações e outras diversas características tridimensionais aplicáveis do solo do terreno, para criar contorno. Esse serviço pode ser aplicado em objetos naturais, tais como:

  • Árvores;
  • Grandes rochas;
  • Edifícios;
  • Muros de contenção;
  • Ruas;
  • Calçadas;
  • Paisagismo;
  • Polos de serviço.

Há muitos órgãos governamentais que têm o levantamento topográfico como exigência para algumas construções, mas mesmo as que não tem esse serviço como obrigação, ele ainda é importante para garantir a efetividade e até segurança de remodelações, construção de novas casas, melhorias rodoviárias, calçadas, projetos de classificação e drenagem, montagem de pontes, design de utilidade, construção de barragens, sistemas sépticos, entre outras.No levantamento topográfico há diversos levantamentos úteis para pontos específicos de uma obra, e suas vantagens vão variar de acordo com o tipo de projeto, como determinar condições e verificar possíveis problemas, apresentar retrocessos de recursos de natureza ou limites, fornecer aos profissionais responsáveis pela obra informações essenciais e assertivas para a realização do projeto, por exemplo. Os benefícios oferecidos por serviço servem para engenheiros, arquitetos, donos de imóveis, empresas, para o governo e até para construtora, porém é necessária a contratação de uma empresa referência no segmento para garantir a qualidade das informações coletadas.

Através que você precisa de um levantamento topográfico?

O mapa topográfico é, constantemente, a base a fim de todos os esforços subsequentes de planejamento e design, e se não for realizado corretamente, é capaz causar erros, custos extras na obra e, pior ainda, acidentes graves. Uma procura topográfica disponibiliza informações precisas com intenção de possibilitar que cada etapa seja feita corretamente e dentro do orçamento inicial.

Diversos órgãos governamentais diversos exigem que projetos de obra e evolução tenham levantamentos topográficos conforme parte obrigatória do método de construção. Esses projetos incluem novas casas, remodelações importantes, calçadas, melhorias rodoviárias, montagem de pontes, projetos de classificação e drenagem, sistemas sépticos, design de utilidade, obra de barragens e muito mais.

Uma vez que os levantamentos topográficos são úteis em diversos campos, eles servem com finalidade de diferentes propósitos, e seus benefícios variam dependendo do tipo de projeto. Em geral, no entanto, eles podem:

Estabelecer as condições existentes e reconhecer quaisquer problemas com um site ou espaço natural;

Apresentar "retrocessos" de limites ou recursos de natureza com intenção de qualquer novo edifício ou projeto;

Fornecer aos engenheiros e arquitetos as informações necessárias com intenção de conceber projetos corretos e adequados com o intuito de os recursos únicos da propriedade;

Informar conforme novos recursos, conforme classificação, estruturas de construção, valas de drenagem e pontes, podem ser construídos (se possível).

Conforme você consegue ver, os levantamentos topográficos são extremamente úteis não apenas com finalidade de engenheiros e arquitetos, contudo da mesma forma com o objetivo de proprietários de casas, empresas, governos e construtores. A ciência é valiosa e determinante com o intuito de o início de um projeto. Com os dados coletados é plausível decidir se o projeto consegue mesmo ser executado e quais os obstáculos que precisam ser superados.

Conheça a GRM Topografia e entenda como ela consegue oferecer o melhor levantamento topográfico

Com 4 anos de atuação no mercado, a GRM Topografia conta com profissionais capacitados e constantemente treinados para oferecer diversos serviços voltados ao segmento, como o levantamento topográfico, com a mais alta qualidade.