Topografia

Gostou? compartilhe!

A topografia é um estudo indispensável capaz de auxiliar em diferentes obras e construções para que o terreno esteja o mais firme e qualificado possível para receber a obra sem causar inúmeros problemas. Para isso, é feito o levantamento topográfico (também chamado de projeto de topografia) que leva em consideração uma série de fatores, como, por exemplo, os acidentes geográficos e também alguns pontos notáveis do relevo que possam prejudicar ou auxiliar na construção.

Esse serviço de topografia demanda uma mão de obra qualificada, tendo em vista que necessita de certo conhecimento para que tudo o que for construído seja seguro e qualificado, algo que apenas um profissional é capaz de assegurar com confiança. Além de avaliar as condições antes da obra, a equipe técnica especializada no assunto pode acompanhar o andamento da construção avaliando os mesmos requisitos conforme o passar do tempo.

Sobre a topografia, é importante citar:

  • É utilizada para determinar as dimensões de uma determinada área, que pode ser rural ou urbana;
  • Auxilia para cadastrar imóveis, algo bastante importante em toda e qualquer construção;
  • É executada de forma profissional, seguindo um planejamento que avalia diferentes fatores, referências, dentre muitos outros;
  • Por ser considerado um pré-projeto, auxilia em outras áreas, como a referente à viabilidade do projeto.

Confie a segurança do seu projeto a GRM Topografia

A GRM Topografia é uma empresa especializada no setor que realiza o serviço de topografia com uma equipe profissional para assegurar os melhores e mais seguros resultados. Para maiores informações sobre o assunto, entre em contato agora mesmo!

Topografia para usucapião

A topografia para usucapião é essencial para dar posse à propriedade a um determinado indivíduo ou família, embora seja essencial seguir alguns pré-requisitos. Além disso, a topografia para usucapião é a responsável por dimensionar o espaço de uma determinada propriedade, oferecendo informações precisas acerca de todo o território.

Você sabe que com o objetivo de a execução de um bom projeto, um dos passos vitais é efetivar um análise topográfico do terreno, a topografia não é mesmo?

Afinal de contas, a topografia é a informação que disponibiliza informações valiosas ao construtor. O análise topográfico é possível de resolver a decidir o melhor estabelecimento de implantação. Além disso, assistência a prever serviços conforme terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.

É sobre essa espaço tão crucial com o intuito de o êxito do negócio imobiliário que trataremos no artigo de hoje. Quer saber mais sobre isso? Então, siga comigo que te conto!

Definição e conceitos de topografia

A topografia, conforme você bem sabe, é o análise da superfície terrestre e de suas características e formas. O efeito desta espaço do pensamento é a descrição das superfícies, formas, coberturas vegetais e elevações, representada em mapas.

A título de curiosidade, a palavra topografia deriva de dois termos gregos: “topos”, que significa lugar, e “graphen”, que quer informar descrever.

Através definição, a topografia confere a descrição exata e detalhada de um lugar, incluindo medição de distâncias.

Na prática, a planta topográfica disponibiliza informações sobre relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos.

Através que topografia é tão importante?

A topografia tem aplicação em vários momentos de um avanço imobiliário.

O documento é utilizado, através exemplo, no momento da compra do terreno e no progresso do projeto.

A topografia do mesmo modo é vital com o objetivo de subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos, fazendo parte desta etapa burocrática do processo.

Na fase de execução da obra, a topografia serve conforme suporte em diferentes procedimentos. Vou te citar alguns exemplos:

  • Demarcação dos limites do terreno;
  • Aluguel de nivelamento dos furos de sondagem;
  • Demarcação do esquadro da obra;
  • Aluguel de estacas;
  • Aluguel de pilares;
  • Nivelamento do terreno;
  • Acompanhamento das prumadas dos pilares;
  • Nivelamento de pisos e lajes;
  • Marcações das áreas de lazer e jardim;
  • As-built da obra, entre outros.

Você sabia que da mesma forma há aplicações da topografia no pós-obra?

Sim, nesses casos, a topografia consegue ser utilizada com finalidade de constituir o controle da estrutura construída e investigar possíveis deslocamentos, através exemplo. Interessante, não?

Você já deve possuir percebido que, quando falamos em topografia, precisão é a palavra-chave, especialmente em áreas relativamente pequenas. Um erro nos ângulos e distâncias ou nas escalas de diminuição descritas consegue significar retrabalho e gastos altos e imprevisíveis.

Imagine a dor de cabeça que é capaz decorrer de erros de marcação que distorcem o recuo mínimo exigido pela prefeitura. Ou nos dados de planimetria e altimetria. Esse tipo de imprecisão é capaz levar à não liberação do empreendimento.

Por ser um serviço de extrema importância, é essencial que seja feito por uma mão de obra especializada no assunto

Contar com uma equipe técnica com largo conhecimento em topografia para usucapião é fundamental para dar maior precisão aos elementos observados. Portanto, fale agora mesmo com a GRM Topografia, uma das empresas mais qualificadas quando este é o assunto. Saiba mais!